Secretaria Municipal de Agricultura se reúne com lideranças jovens da 1ª Conferência Municipal de Juventude

Por Ricardo Nunes de Souza

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou reunião com comissão de lideranças jovens da 1ª Conferência Municipal de Juventude de São José dos Quatro Marcos (I COMJUVE).

A reunião ocorreu no dia 22 de janeiro de 2022 na sede da SEFAICO, as 17:00 Horas, e contou com a presença do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, diretores da Associação Casa da Juventude (ACAJU) e outras lideranças jovens do rurais e urbanas.

Segundo Vagner Meira, “o objetivo da reunião foi debater e sistematizar as propostas prioritárias construídas e elaboradas na 1ª Conferência Municipal de Juventude de São José dos Quatro Marcos (I COMJUVE), com finalidade de apresenta-las para os poderes executivo e legislativo municipal”.  A Conferência Municipal de Juventude é um espaço foram construídas propostas de forma participativa e democrático na, de forma a contribuir com a de projetos, programas e políticas públicas para a juventude quatromarquense, do campo e da cidade.

De acordo com Gabriel Junior, presidente da ACAJU, “A 1ª Conferência Municipal de Juventude representa um movimento e momento histórico para a juventude quatromarquense”. Cerca de 80 jovens urbanos e rurais, de escolas municipais, estaduais, igrejas, associações e sindicatos rurais, com idade entre 15 e 29 anos participaram da atividade, além de representantes do Poder Público, entidades da Sociedade Civil Organizada, convidados e adolescentes com idade inferior a 15 anos.

Foram elaboradas mais de 100 propostas aprovadas e eleitas pela plenária da conferencia nos eixos temáticos: 1 - Cidadania, Diversidade e Igualdade, Participação Social, Política e Representação Juvenil, Comunicação e Liberdade de Expressão; 2 – Direito a Educação, Profissionalização, Trabalho e Renda; 3 – Direito a Saúde, Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; 4 – Direito a Cultura; Desporto e Lazer; 5 – Direito ao Território e à Mobilidade; Sustentabilidade e Meio Ambiente. A comissão, se reuniu para sintetizar e sistematizar as 25 principais propostas, sendo 5 por eixo, que serão apresentadas em reunião com o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin e o Presidente da Câmara Municipal, Angelo Antônio Peres.

As principais propostas da juventude são a criação do Departamento da juventude, o Conselho Municipal da Juventude (CONJUVE), o Estatuto Municipal da Juventude, adesão ao Sistema Nacional da Juventude (SENAJUVE) e a realização anual da Conferência Municipal da Juventude.

A 1ª Conferência Municipal de Juventude de São José dos Quatro Marcos foi realizada no 09 de Dezembro de 2023 no Auditório Nádia Maria Violin Tosti, Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos, e teve como tema "Construir no Presente, o Futuro que Queremos para a Juventude". A conferência foi organizada pela SEFAICO, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).